Incrustações Minerais

Aumente a sua produtividade.

Ligue agora mesmo e tire suas dúvidas:

(34) 99924 9104

Incrustações Minerais

Proteção contra Incrustação
Caldeiras são parte fundamental de muitos processos industriais para a produção de vapor e calor. Todavia, a sua principal matéria prima é água, que naturalmente contém sais minerais potencialmente com características físico-químicas propícias a incrustação.

O que causa incrustação nas Caldeiras?
Sais minerais naturais como cálcio, magnésio, manganês, sílica e ferro estão naturalmente presentes na água utilizada para os processos de geração de vapor em caldeiras. Quando a água em estado líquido é transformada em vapor, os sais minerais presentes são precipitados dentro da caldeira. Esse é um fenômeno comum e esperado. Todavia, há um grande desafio relacionado a remoção ou neutralização eficiente destes sais presentes na caldeira a fim de evitar o processo incrustação mineral (na forma de carbonatos, silicatos e etc.) nas partes internas da caldeira, como tubos e serpentinas, reduzindo assim a troca de calor e consequentemente aumento do consume energético e perde de eficiência na produção de vapor. Incrustações de apenas 0,25mm de espessura podem causar perdas de até 9% na eficiência da caldeiras.

Descubra o poder de Aqua 4D
Um novo conceito de tratamento da água de caldeiras surge como alternativa eficiente e sustentável. O tratamento eletromagnético da água através da Tecnologia Aqua4D proporciona um efeito de micronização de sais minerais presentes na água reduzindo a seu potencial de incrustação nas superfícies internas da caldeira.

Os principais efeitos do tratamento são o aumento da solubilidade dos elementos minerais dissolvidos através da micronização salina e a alteração da forma de cristalização dos carbonatos de cálcio e magnésio (de calcita para aragonita). Além disso, há significativo aumento do potencial de remoção de superfícies já incrustadas, através da água tratada, promovendo a remediação de caldeiras incrustadas e a prevenção contra novas incrustações.