Economia de Fertilizantes

Aumente a sua produtividade.

Ligue agora mesmo e tire suas dúvidas:

(34) 99924 9104

Economia de Fertilizantes Solúveis

O conceito de aplicar fertilizantes solúveis via água chama-se fertirrigação. A fertirrigação permite o aproveitamento mais eficiente dos nutrientes presentes nos fertilizantes, com aplicações mais frequentes e cuidadosamente customizadas para cada estágio dos cultivos.

No entanto, como os fertilizantes estão diluídos na água existem perdas relacionadas a percolação ou lixiviação dessa solução nutritiva no solo.

O que causa o desperdício de fertilizantes?
Variações nas características físicas dos solos, especialmente porosidade, permeabilidade, teor de argila e capacidade de troca catiônica promovem a percolação da água e dos nutrientes para camadas mais profundas, longe das zonas de raízes. Especialmente solos com características mais arenosas, tem tendência a apresentar maior lixiviação de água e nutrientes, mas este fenômeno ocorre invariavelmente grande maioria dos solos.

Dependendo das características de cada solo, das taxas e aplicação dos fertilizantes e da lâmina de irrigação utilizadas, as perdas por lixiviação podem ser superiores a 30%.

Sendo assim, é certo que independentemente das características do solo, existem perdas por percolação/lixiviação durante o processo de fertirrigação.

Descubra o poder de Polyter
Potencializar os benefícios da fertirrigação é um dos objetivos da tecnologia Polyter.

Por ser um polímero hidroretentor de origem orgânica, Polyter tem capacidade de absorver de 300 a 500 vezes seu peso em água. Aplicado em cultivos com uso de fertirrigação, Polyter tem capacidade de absorver não somente água, mas também nutrientes, reduzindo as perdas por lixiviação profunda no solo em até 30%.

Desta maneira Polyter é uma ferramenta ideal para a otimização dos fertilizantes solúveis em cultivos irrigados, disponibilizando mais água e nutrientes para as plantas.