Controle de Nematoides

Aumente a sua produtividade.

Ligue agora mesmo e tire suas dúvidas:

(34) 99924 9104

Controle de Nematoides

O controle de nematoides fito-parasitas representa um dos maiores desafios da agricultura atual. Muitas culturas são extremamente suscetíveis aos ataques de nematoides e a falta de manejo adequado, incorporada a ausência de informação sobre técnicas de controle, aumenta ano após ano os prejuízos nas lavouras.

Os diferentes tipos de Nematoides
No solo há uma variedade de espécies de nematoides fito-parasitas que parasitam raízes, prejudicando o desenvolvimento e produção das plantas. Algumas espécies sobrevivem um ampla faixa de temperaturas do solo e outras ainda possuem a capacidade de produção de cistos que podem ser transportados pela água por exemplo.

As espécies mais comuns são do gênero Meloydoyne ou conhecidos como nematoides de “galha”; como por exemplo M. javanica, M. hapla, M. exigua ou M. arenaria. Outras espécies como o Pratylenchus brachyurus e o Heterodera glycines são menos comuns, porém muito mais agressivos a determinados cultivares.

Nematoides são parasitas obrigatórios, no entanto ovos e larvas podem sobreviver a períodos prolongados. Geralmente, indivíduos juvenis infectantes são atraídos por exsudações de plantas novas, podendo percorrer distâncias de até 2,5 metros para alcançar raízes.

A severidade dos ataques e infestações é dependente de múltiplas variáveis, como por exemplo: raça de nematoide, suscetibilidade da cultura e tipo de solo. Além disso, a implantação sucessiva de culturas suscetíveis como: batata, melão, mamão, soja, tomate favorecem a multiplicação e infestação.

Descubra o poder de Aqua 4D
Aqua4D representa um novo conceito para o controle de nematoides. Através do tratamento eletromagnético da água de irrigação com frequências eletromagnéticas específicas, ocorre stress e desorientação dos sistemas sensoriais dos nematoides, possibilitando controle de população.

O contato da água tratada com os nematoides ocorre através do processo normal irrigação. Assim, os indivíduos juvenis dos nematoides presentes no solo tem dificuldades para detectar os exsudados das raízes e por consequência dificultando acesso a principal fonte de alimentos desses parasitas.

A partir desse efeito há a uma significativa redução da postura de ovos e bem como da população presente no solo no médio a longo prazo. Os efeitos do controle de nematoides com Aqua4D já foram comprovados no Brasil e no exterior por diversos centros de pesquisa e clientes.