Biosseguridade

Aumente a sua produtividade.

Ligue agora mesmo e tire suas dúvidas:

(34) 99924 9104

Biosseguridade de água

A água é o principal nutriente para a produção animal. Todavia, é também o veículo para muitos patógenos e doenças como Salmonella, E-coli e até mesmo o vírus da influenza aviária, que podem afetar seriamente os aspectos sanitários da produção. Promover água limpa e livre de contaminantes microbiológicos é essencial para o bem-estar e a produtividade do plantel, com efeitos diretos na redução da necessidade de uso de antibióticos e medicamentos reduzindo assim o impacto em toda a cadeia de produção.

Como acontece a contaminação da água?
A contaminação de água fornecida aos animais ocorre de diversas maneiras. Simplesmente fornecer a água de poço ou realizar cloração não garantem a biosseguridade de água. Patógenos podem entrar em contato com a água através de contaminação superficial, quando a água está estocada em reservatórios a céu aberto. Todavia também há possibilidades de infiltração de água contaminada em aquíferos não impermeabilizados.
Além disso outra fonte comum de contaminação são as caixas d’água. Frequentemente pouco sanitizadas as caixas podem acumular e multiplicar patógenos que são transmitidos diretamente para os sistemas de alimentação dos animais.
Os tratamentos convencionais como a cloração não garantem a biosseguridade da água. Muitos microrganismos são resistentes a cloração que é muito sensível ao pH da água e depende de dosagem manual. Desta maneira a biosseguridade de água fica comprometida, podendo afetar diretamente os resultados zootécnicos do sistema produtivo.

Descubra o poder de Aquafine em Sistemas de Alimentação Fechados
O tratamento Aquafine Ultravioleta da água é uma das tecnologias mais modernas e eficientes para garantia de biosseguridade. Os sistemas ultravioleta Aquafine são projetados para inativar e/ou remover microrganismos, incluindo bactérias e vírus, a partir de água contaminada, através de um tratamento totalmente físico com a emissão de luz ultravioleta em um reator fechado.
Atualmente o tratamento UV da água tem sido aplicado para biosseguridade de plantéis de elite de aves e suínos em sistemas de alimentação de água fechados como o sistema de nipple. A técnica de desinfecção UV é regulamentada no Brasil e aprovada para uso pela MAPA, de acordo com a Normativa 18/2017 (Ministério de Agricultura e Pecuária).

Descubra o poder de Silver Bullet em Sistemas de Alimentação Aberta
Para grandes volumes de água em sistema de alimentação de água aberto contamos com sistema de oxidação avançada Silver Bullet.
Esse sistema utiliza moléculas dissociadas de oxigênio para eliminar patógenos da água e garantir a biosseguridade. Silver Bullet promove proteção por meio de três principais ativos na água: oxigênio livre, radicais hidroxila e peróxido de hidrogênio. Além disso, disso Silver Bullet facilita a oxidação de minerais e a translocação do cálcio e do magnésio presentes na água, aumentando o consumo dos animais com ganhos zooténcios significativos.
Silver Bullet é recomendado para sistemas com volumes de água significativos como os observados na avicultura e suinicultura de corte e bem como a bovinocultura de leite.