Água Dura

Aumente a sua produtividade.

Ligue agora mesmo e tire suas dúvidas:

(34) 99924 9104

Irrigação com Água Dura ou Salobra

Propriedades importantes da água como alcalinidade e salinidade agem diretamente sobre o desenvolvimento e produção agrícola. O uso de água dura ou salobra na a agricultura é altamente prejudicial para a maioria das culturas irrigadas.

O que causa a Água Dura e Salobra?
A concentração excessiva de sais ou salinidade da água é causada por diversos fatores, mas entre os mais comuns é o contato ou tempo de residência em aquíferos (lençóis freáticos) com rochas com composição magnesiana, calcária ou sódica

Água Salobra é caracterizada pela presença de íons livres e minerais a base de magnésio, sódio, cloretos, além de cálcio e magnésio. Esse tipo de água saliniza rapidamente os solos irrigados e impossibilita o desenvolvimento e produção das culturas pelo desequilíbrio osmótico do solo. Salinidades acima de 0,5mg/L já podem prejudicar a produção agrícola.

Já a água dura é classificada pelo seu conteúdo excessivo de cálcio e magnésio dissolvidos, também adquiridos junto ao contato da água com rocha armazenadora (aquífero). A água dura tende a alcalinizar a solução de solo e o solo, alterando seu pH e por consequência imobilizar nutrientes importantes para as plantas como o fósforo. Além disso, a utilização da água dura também proporciona precipitação de carbonatos, provocando entupimentos e obstruções nas linhas de irrigação, principalmente em sistema de gotejamento e micro aspersão. Há a tendência que águas com durezas acima de 70mg/L apresentam os problemas descritos acima.

 

 

Descubra o poder de Aqua 4D
Aqua4D é a melhor solução para irrigação com água dura ou salobra. Através de um tratamento eletromagnético na água, é possível irrigar com águas salobras e duras, superar os problemas de salinização dos solos, solucionar de maneira definitiva problemas de entupimentos e obstruções, sem uso de químicos e sobretudo aumentar produtividade.

Desenvolvida na Suiça a tecnologia Aqua4D proporciona um efeito de micronização de ións e sais minerais presentes na água, reduzindo a cristalização de sais nas primeiras camadas do solo (rizosfera) e melhorando o efeito de lixiviação de sais nocivos para zonas longe das raízes.